Se não consegue visualizar, clique aqui.

  Notícias do Sul do Tejo
Hospital Veterinário Sul do Tejo & Sul do Tejo VetCare & Boutique

Março de 2014, Volume 1, Edição 1

Nesta Edição
Febre da Carraça. O que é?
Vacinar para prevenir agora que chegaram os dias mais quentes. Desparasitação externa.

A Febre da Carraça é uma doença infecciosa com elevada incidência no nosso país. Esta é causada por hemoparasitas, ou seja, parasitas do sangue, que são transmitidos aos nossos animais e até mesmo ao Homem, através das carraças. Para tal é necessário que a carraça seja portadora destes parasitas (ou bactérias, dependendo do agente), de modo a que os possa transmitir aos animais ou aos humanos, quando os pica para se alimentar, ingerindo o seu sangue. Existem diversas espécies de carraças, assim como existem diversas espécies de agentes da febre da carraça, muitas vezes provocando sintomas distintos entre si.

Os animais podem apresentar febre, prostração e anorexia, mas também podem apresentar anemia, emagrecimento, alterações da coagulação, dores articulares, dor abdominal, urina escura, entre outros sintomas, podendo nalguns casos até ser fatal.

No caso de infecção é importante o diagnóstico precoce para um tratamento atempado e sem sequelas. Para o diagnóstico é necessária a realização de uma análise ao sangue. Mas é óbvio que o ideal é a prevenção.

Março é o mês de eleição se pretende vacinar o seu cão para a febre da carraça. Deste modo, quando o calor chegar e consigo trouxer as carraças, o seu animal já terá produzido a imunidade necessária para o proteger.

Além da vacinação, que não cobre todos os agentes da febre da carraça, o seu animal deve estar sempre protegido contra os ectoparasitas. Tem à sua disposição uma vasta gama de produtos. Informe-se no nosso hospital.

Durante todo o ano, mas principalmente durante os meses de maior calor, deve ter o seu animal de estimação protegido contra os ectoparasitas, entre os quais se incluem as pulgas e as carraças, que podem funcionar como transmissores de doenças para os próprios animais, como também para os Humanos. Tem à sua disposição a opção de pipetas ou de coleiras.

Relativamente às pipetas, terá de ter em atenção que a pipeta em causa tem de facto cobertura para carraças. Terá ainda de ter em conta o seu modo e local de aplicação, a frequência com que deve ser aplicada (na maior parte dos casos é de 4 semanas) e o período a aguardar até poder dar banho ao seu animal, ou período a aguardar para poder colocar a pipeta após o banho. No caso das coleiras poderá tornar-se mais prático, visto que há coleiras com a duração de 7 meses e que são resistentes à água.

Não se esqueça que com o seu animal protegido, tem o seu lar protegido!

A vacina preventiva da febre da carraça disponível no nosso hospital tem como nome comercial Pirodog® e tem apenas cobertura para um agente da febre da carraça. Esta deverá ser iniciada a partir dos 5 meses de idade e devem ser realizados 2 reforços com 3 a 4 semanas de intervalo entre cada um numa primeira administração, nos anos seguintes a revacinação deverá ser anual. A sua administração é semelhante à de qualquer outra vacina, sob a via subcutânea. E como qualquer outra vacina, só poderão ser vacinados animais saudáveis.

 



A Vacina

A vacina preventiva da febre da carraça disponível no nosso hospital tem como nome comercial Pirodog® e tem apenas cobertura para um dos agentes da febre da carraça. Esta deverá ser iniciada a partir dos.

5 meses de idade e devem ser realizados dois reforços com 3 a 4 semanas de intervalo entre cada um numa primeira administração, nos anos seguintes a revacinação deverá ser anual. A sua administração é semelhante à de qualquer outra vacina, sob a via subcutânea.

E como qualquer outra vacina, só poderão ser vacinados animais saudáveis.





 

Como evitar que a carraça morda

Durante todo o ano, mas principalmente durante os meses de maior calor, deve ter o seu animal de estimação protegido contra os ectoparasitas, entre os quais se incluem as pulgas e as carraças, que podem funcionar como transmissores.

de doenças para os próprios animais, como também para os Humanos. Tem à sua disposição a opção de pipetas ou de coleiras. Relativamente às pipetas, terá de ter em atenção que a pipeta em causa tem de facto cobertura para carraças. Terá ainda de ter em conta o seu modo e local de aplicação, a frequência com que deve ser aplicada (na maior parte dos casos é de 4 semanas) e o período a aguardar até poder dar banho ao seu animal, ou período a aguardar para poder colocar a pipeta após o banho.

No caso das coleiras poderá tornar-se mais prático, visto que há coleiras com a duração de 7 meses e que são resistentes à água.

Não se esqueça que com o seu animal protegido, tem o seu lar protegido!


     




Hospital Veterinário Sul do Tejo
R. Manuel Vasques loja 10 A-B
2830-231 Barreiro

Sul do Tejo VetCare & Boutique
Av. dos Ferroviários lote 103 loja
Urbanizao Vale das Flores
2955-409 Pinhal Novo

Hospital: 212 167 360
hospital@vetsuldotejo.pt
VetCare: 212 362 336
vetcare@suldotejo.pt


 
O Hospital Veterinário Sul do Tejo nasceu em 2007, fruto da dedicação de dois jovens médicos veterinários, Cláudio Fernandes e Telma Almeida, que viram a necessidade de uma estrutura hospitalar que servisse a zona do Barreiro e arredores. Nesse mesmo ano, o Hospital obteve a acreditação por parte da Ordem dos Médicos Veterinários.

Desde essa altura que serve a área do Barreiro e toda a zona a Sul do Tejo, consolidando uma equipa multidisciplinar, atenta e envolvente, sempre disponível.

Tendo como missão a dedicação total ao cuidado animal e ao seu bem estar,
24 horas por dia.

A equipa residente do hospital integra o Dr. Cláudio Fernandes, director clínico, dedicado à imagiologia por ecografia, oftalmologia e cirurgia de tecidos moles, Dra. Telma Almeida, dedicada a comportamento animal, neurologia e cirurgia geral, a Dra. Verónica Azevedo dedicada a dermatologia e citologia, a Dra. Isabel Grou dedicada à área de cardiologia e medicina interna, e a Dra. Cláudia Santos dedicada à medicina interna.

Completam esta equipa as enfermeiras Tânia Silva e Joana Algarve e as auxiliares Isa Escada e Cristina Sobral.

Na VetCare & Boutique, contamos com a Dra. Mariana Reynaud dedicada à medicina interna e com a auxiliar Ângela Rodrigues.

Todos juntos asseguramos a clínica geral, profiláctica e medicina interna do dia a dia. O Hospital realiza também parcerias nas especialidades de cardiologia e ecocardiografia com o Dr. Pedro Parreira, ortopedia e traumatologia com o Dr. Martinho Capelão e Dr. David Ferreira, oftalmologia e cirurgia oftálmica com a Dra. Ana Paula Resende, e clínica de animais exóticos com o Dr. Rui Patrício.

     

Todos os direitos reservados.


Se pretende não receber as nossas newsletters, clique aqui, por favor.